sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Inspirada em Freud

Titio Freud ficou legal assim né? hahah




“Nem todos os seres humanos são dignos de amor."
_ Freud

       Como vocês sabem, esse mês irei apresentar o meu primeiro seminário na Faculdade. Se não bastasse ser isso, ainda por cima terei que apresentar sozinha já que as outras integrantes do meu grupo saíram da facu. E mais ainda, peguei um tema nada fácil, ou seja, bem complexo: Freud e suas teorias psicanalíticas, mais basicamente o seu livro “O mal-estar na Cultura”. No dia 26 de Novembro, às 10:00hrs da manhã, lá estarei eu de frente para uma turma com mais de 30 alunos, com um professor Doutor renomado me observando em meus mínimos detalhes e logo atrás de mim o retroprojetor passando meus humildes slides com tudo o que vou ter que falar e explicar. Entre os temas que o Senhor Freud aborda nesse seu lindo livro, que é considerado um dos livros mais importantes do século XX, ele diz muitas coisas sobre sexo (basicamente a maioria de suas teorias tem uma putaria rs), sobre religião (ele fala muito mal de todas as religiões), culpa, neuroses, problemas, angústias... Tudo muito punk. Mas em algumas passagens de seu livro, Freud aborda temas mais amenos como o amor e a família. E sinceramente, eu amei o quarto capítulo onde ele detalha o amor com tanta veemência e emoção que o resultado foi: Acabei me apaixonando pelo titio Freud *-* rs

    Essa frase que eu coloquei aí em cima foi a minha favorita. Nesse trecho Freud colocava em foco o amor e explicava que a religião e a sociedade nos impõe que devemos amar todas as pessoas, pois assim conseguiremos nosso lugar no paraíso e nos tornaremos uma pessoa “melhor”. Freud discorda e joga essa linda frase que diz tudo (leiam a frase mais uma vez que está no início do post rs). Eu não consigo amar todo mundo e tem tanto filho da puta nesse mundo que não merece nem um pingo de gratidão, quiçá amor. Eu não estou confrontando as palavras do Cristianismo e de Deus que diz: “Devemos amar o próximo como a si mesmo”, (também quem sou eu para tal blasfêmia?), mas tenho o direito de não concordar e dizer que é muito difícil amar todo mundo, além do mais aquela pessoa que você tem todo o motivo para odiar, pois já lhe fez mal. E será que eu me tornaria uma má pessoa por não amar o próximo, já que ele me fez mal ou então simplesmente não amar aquela pessoa, pois ela não me transmite o amor? Sei lá... Só sei que nesse e em muitos outros casos eu concordo com Freud. Amor é um sentimento muito precioso, não se pode amar qualquer um que passar no meio da rua, muito menos aquele idiota que já te fez sofrer.

     Assim como concordo, em outros casos também discordo de Freud. Por exemplo: Ele define o amor como “A relação entre um homem e uma mulher que em razão de suas necessidades genitais fundaram uma família...”. Tipo oi? Como assim? Necessidades genitais? O amor não é pinto, nem tesão, nem seja lá o que for... Amor é eterno, não é uma rapidinha. Não é uma necessidade que dá e passa. Amor é durável, permanente, estável... Titio Freud, como o doutor Carl Jung fala: “Nem tudo é sexo meu caro Freud...”. Portanto, suas teorias são ótimas, mas nem tudo tem a ver com sexualidade... Sei lá, só acho né...

      Sim, eu tinha que escrever um post inspirado em Freud. É só eu ouvir alguém falando Freud que eu já olho em direção à pessoa e pergunto: “Freud? O que tem Freud? Vamos debater sobre ele?”. Ouço Freud na Tv e já vou correndo pra ver o que é. Estou ficando psicótica em Freud e até o dia do seminário eu vou continuar nervosa e digerindo cada vez mais conteúdo sobre ele. Apaixonei-me por seus textos, ideias, personalidade e especialmente a Psicanálise. To pensando seriamente em fazer uma pós ligada a essa área, pois é fascinante!

   Enfim, tomara que dê tudo certo no meu seminário e que eu corresponda às expectativas. E leiam Freud e mande alguém se Freuder! rs.



  Tumblr: Mistery of Dream

Email do Blog: umpoucodecarolmachado@hotmail.com

2 comentários:

  1. Adorei a primeira frase e a do balão kkkk Boa sorte no seu seminário e eu passarei os slides pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk são ótimas. Obrigada Maycon e pode deixar: Os slides são todos seus haha ;*

      Excluir